REFLORESTAMENTO
DE SACYS

Pois o Pererê é fruto da mesma árvore que alimenta as aventuras mais emocionantes dos seres-humanos: a imaginação, mãe das magias, santa criatividade que ilumina nossa travessia

ilustração: Marcelo Bicalho

Animação: Almanaque Urupês

Banhado pela força das águas em queda, o sacy é a manifestação cósmica de nossa fantasia.

Cachoeira de quimeras que nutre almas!

EM CARTAZ
Logo Gorro Ocupasacy.png
OcupaSacySLP bosque 3.jpeg
OcupasacySLP.png
OcupaSacySLP cristaleira de figuras.jpeg

Abrindo a porteira para o grande reflorestamento de sacys no imaginário em São Luiz do Paraitinga, a #OCUPASACY apresenta fatos e curiosidades sobre os peraltas mais queridos do Brasil. Venha contar histórias, relembrar memórias, conhecer as plantas e bichos parceiros dos sacys, estudar a cultura sacyzística e, sobretudo, brincar com os peraltas que estão aprontando por aqui.


#Ocupasacy acontece de quinta a segunda das 09h às 17h
No Museu São Luiz do Paraitinga – Casa Dr. Oswaldo Cruz 

Aberto de quinta a segunda das 9h às 17h

Até 06 de novembro de 2022

Uma realização da Prefeitura de São Luiz do Paraitinga

Apoio cultural: Sesc Taubaté

Foto_Rudá_K_Andrade-9263_edited.jpg
Foto_Rudá_K_Andrade-9271.jpg

O reflorestamento de sacys no imaginário é uma proposta que entende o pensamento mítico, o sonho, a imaginação, a poesia e o brincante como estratégias de compreensão e interação com a vida. O mito é explicativo do mundo, traz conhecimentos, conselhos e sabedorias.

 

Com sua astúcia, os sacys desordenam as hierarquias, organizam resistências e fomentam a imaginação e a poesia. Por meio de sátiras e troças, aprontam com a onça, senhora da floresta; com o dono da fazenda, derrubando-o do cavalo; e com o capataz que queima a mata. Neste sentido, o sacy surge também como resposta a quem colonializa, marginaliza, destrói e fere direitos, liberdades e vidas.

Foto_Rudá_K_Andrade-8921.jpg
Cópia de IMG_88452.jpg
Foto_Rudá_K_Andrade-9053_edited.jpg

Tirando o pó de folclore, #Ocupasacy, traz à luz as novas descobertas da sacyologia moderna que estão abalando as verdades míticas, ampliando o conhecimento do encantado e incitando a cultura popular pular feito pipoca. 

 

Recentes escavações arqueológicas no Parque Vale do Itaim encontraram um conjunto de artefatos que evidenciam um pouco mais sobre a cultura dos sacys. Além de uma série de objetos mágicos, foram encontradas caixas que guardavam uma antiga coleção de garrafas com sacys, aparentemente escondidas desde o começo do século passado. Mas, como sacy nunca deixa de ser sacy, enquanto os pesquisadores trabalhavam, as garrafas foram abertas e os peraltas que estavam presos há séculos agora pululam livres pela cidade.

OcupasacyTijuca_Foto_Rudá_K_Andrade-2646.jpg
OcupasacyTijuca_Foto_Rudá_K_Andrade-2639.jpg
Rudá_K_Andrade-8933.jpg

Quem abriu? Ninguém sabe. Será que querem proteger as matas e os animais? Será que querem brincar com o povo? Que mensagem vieram nos trazer? Para tentar responder a essas e outras perguntas, #OcupaSacy Taubaté ilumina com um candeeiro as reveladoras descobertas sobre a diversidade sacyzística.

Foto_Rudá_K_Andrade-9218.jpg
Foto_Rudá_K_Andrade-9229.jpg
OcupasacyTijuca_Foto_Rudá_K_Andrade-2631.jpg

O ‘Fabuloso Inventário dos 77 sacys livres’ também estava dentro das caixas! Será que foram os sacys que o escreveram?

 

O resultado da investigação dos sacyólogos indica que as caixas estavam enterradas há séculos.

Apresentando ampla diversidade de espécies de sacys, o inventário revela novos aspectos da história e da natureza dos peraltas, contribuindo para o diálogo entre os homens e o fantástico.

Foto_Rudá_K_Andrade-8906_edited.jpg
Captura de Tela 2021-09-29 às 01.27.38.png
#OcupaSacy 2018

#OcupaSacy 2018

Clipe #ocupasacy 2018 - SESC Interlagos

Somos Todos Sacys

Tio Barnabé, morador do sítio do Pica Pau Amarelo, fala sobre o saci - TV Urgente Gente

TV Urgente Gente investiga presença de Sacis no Parque da Água Branca